top of page
  • Foto do escritorDra. Denise Muniz

Mulher, o que deve constar na lista do seu check up de início de ano?


ano novo

Um novo ano chegou e com ele muita motivação e propósito de viver uma vida mais saudável. Essa resolução de ano novo, com certeza, vai ficar mais fácil se os seus exames estiverem todos em dia, para te dar uma mãozinha com isso, hoje cito aqui todos os exames de rotina que devem estar incluídos na lista de todas as mulheres.


Mas antes de começar a citá-los, é importante lembrar que nem todos precisam ser feitos todos os anos. Na verdade, eles são divididos em dois momentos. Se você já realizou todos eles em uma primeira vez, e tudo saiu conforme o esperado, eles só precisarão voltar para a sua lista de checkup daqui a dois anos.


Na primeira vez que você realiza o check-up, a lista de exames é um pouco mais extensa. A partir do segundo ano, alguns procedimentos não precisam ser repetidos.

Mas vamos ao que interessa. Entre os procedimentos específicos de saúde da mulher, estão:


Papanicolau


Exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Mas além do câncer ginecológico, é possível identificar diversas outras doenças e infecções, até mesmo aquelas sexualmente transmissíveis.

Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar a citologia.


Colposcopia


Exame ginecológico usado para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação ou presença de doenças, como HPV e câncer.

A colposcopia normalmente é solicitada pelo médico após um resultado anormal do papanicolau.


Ultrassonografia transvaginal


As indicações do exame de Ultrassonografia Transvaginal são para detectar doenças na região pélvica como: endometriose, pólipos endometriais (dentro da cavidade do útero), miomas, gravidez nas trompas ou fora da cavidade do útero, tumores de ovários etc.


No início da gestação este exame é fundamental para avaliar a implantação do embrião, estimar o tempo e desenvolvimento da gestação, fazer o primeiro exame morfológico para determinar a Translucência Nucal - que é um exame para rastrear alterações genéticas - além do colo uterino.


Mamografia


A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.


Ultrassonografia de mamas

Primeiramente, a ultrassonografia de mamas é um método de imagem que permite avaliar a glândula mamária e detectar lesões. Esse exame utiliza o recurso de ondas. Pode indicar se existem custos ou nódulos que não foram vistos na mamografia quando a mama é muito densa.Por isso, é solicitado para mulheres com menos de 40 anos, ou acima em complementação a uma mamografia duvidosa.


Além deles, de acordo com suas necessidades, a ginecologista pode aconselhar ainda:


Ressonância de mamas


A ressonância magnética é utilizada principalmente em mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama para determinar, com mais precisão, o tamanho do tumor e a existência (ou não) de outros tumores na mama. A ressonância magnética de mama é recomendada junto com a mamografia anual para diagnóstico do câncer de mama em mulheres com alto risco da doença.


Densitometria óssea


Por meio de raios-X, propõe medir a densidade mineral no segmento ósseo, avaliando-a de acordo com os padrões de idade e sexo. É o principal elemento de diagnóstico da osteoporose. Com a medição da densidade, é possível verificar a possibilidade de futuras fraturas e o nível da osteoporose.


O cuidado preventivo com a saúde da mulher é muito importante. Prova disso é o fato de que mulheres vivem cerca de 7 anos a mais do que os homens, segundo dados do IBGE. Afinal de contas, isso, em boa medida, se deve à sua presença constante nos consultórios médicos e atitudes positivas em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.


Já agendou sua consulta e exames?

85 visualizações
bottom of page