• Dra. Denise Muniz

Para um feliz ano novo, os hormônios precisar estar equilibrados: entenda melhor



Você provavelmente muito ouve falar sobre hormônios, mas sabe, de fato, o que são e para que servem?

Em resumo, hormônios são substâncias produzidas pelo próprio organismo e que atuam dentro das células, permitindo o transporte de informações entre elas ou até mesmo regulando as mais diversas funções corporais. Eles regulam desde a manutenção da estabilidade funcional dos órgãos, integração entre os diversos sistemas do organismo, crescimento e regeneração celular, até funções reprodutivas.

No entanto, a situação mais comum, que afeta todas as mulheres (por volta dos 45 anos) e que mesmo assim ainda levanta muitas dúvidas é a menopausa. Primeiramente, é importante ressaltar que ela não é um distúrbio hormonal, ela faz parte do ciclo natural da vida reprodutiva da mulher, portanto, definimos ela como a parada permanente dos ciclos menstruais, que acontece devido à diminuição dos hormônios sexuais femininos (principalmente do estrogênio).

Mas para que ela seja confirmada, é preciso constatar a ausência de menstruação nos últimos doze meses. Isso não significa, no entanto, que os sintomas não deem as caras antes disso. Dizemos sintomas porque, apesar de fazer parte do ciclo de vida de todas as mulheres, essa queda hormonal pode gerar os famosos "calorões", sudorese noturna, secura vaginal, dor à relação, irritabilidade e insônia, formando um quadro que gera importante piora da qualidade de vida.

Isso porque além dos sintomas físicos, a queda na produção de hormônios causa alteração importante na saúde emocional, gerando irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de bem-estar e elevada autoestima, e a falta dele pode causar depressão em graus variados.

Caso você, sua mãe, amiga ou familiar apresente este quadro, procure uma ginecologista, ela poderá indicar as melhores maneiras de manejar os sintomas da menopausa em busca da qualidade de vida sexual, afetiva, social e psicológica (tendo em vista que os efeitos da menopausa podem impactar todos esses âmbitos).

Você está enfrentando a menopausa? Conhece alguém que está? Compartilhe informação com essas mulheres!

59 visualizações