• Dra. Denise Muniz

Métodos anticonceptivos definitivos: LAQUEADURA E VASECTOMIA



Quando falamos em métodos contraceptivos, temos diferentes opções em termos de durabilidade: métodos contraceptivos de curta ou longa duração e os métodos definitivos. É desses últimos que vamos falar hoje!

Os métodos definitivos são aqueles realizados por meio de processos cirúrgicos que promovem a esterilização, exemplos de métodos definitivos são a laqueadura tubária e vasectomia. Continue lendo para saber mais sobre os processos de esterilização.


O QUE É LAQUEADURA


A laqueadura é uma cirurgia na qual as trompas da mulher são retiradas evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. A laqueadura é realizada por via abdominal aberta(corte da cesariana)ou por videolaparoscopia (furinhos no abdômen)e ambas são usadas como método para a esterilização voluntária definitiva.

Esse é um procedimento muito utilizado por mulheres que já tiveram filhos e não desejam mais engravidar.


Aqui cabe um parênteses para dizer que, segundo a lei 9.263/96, que trata do planejamento familiar, somente mulheres com mais de 25 anos ou com dois filhos vivos podem realizar a laqueadura.


Para ser realizada durante uma cesariana por exemplo a mulher já deve ter tido 2 cesarianas prévias ou mais , caso contrário a cirurgia de laqueadura deve ser realizada somente após 6 meses do parto.


Trata-se de uma cirurgia simples, com duração média de uma hora e o tempo de recuperação varia de acordo com a paciente e o tipo de anestesia utilizado.


Se realizada durante uma cesariana não muda o tempo de recuperação da mesma.

Existe a possibilidade de reversão do procedimento, no entanto, menos de 5% das mulheres conseguem engravidar. Isso acontece porque quando a laqueadura ocorre, a estrutura celular é comprimida e o tecido necrosa, gerando uma lesão celular. Para a técnica de reversão ocorrer, é necessário que o médico verifique se as estruturas celulares estão saudáveis para fazer canalização, que consiste em ligar novamente as extremidades das trompas.


Lembrando que mesmo após a laqueadura existe ainda uma pequena chance de falha ( em torno de 0,01%) .

O QUE É VASECTOMIA


É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico que dura cerca de 20 minutos.

Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis.


Diferente do que se sustenta em vários mitos, a vasectomia não causa disfunção erétil, nem mesmo alteração na libido, uma vez que não há alteração na produção do hormônio masculino (testosterona).


O homem continua ejaculando normalmente, sem alteração no volume de sêmen. A diferença está na contagem de espermatozoides, que cai para cerca de 1% do volume do sêmen. Nesse caso também existe uma pequena chance de falha , na mesma porcentagem da laqueadura.


Ainda tem alguma dúvida sobre laqueadura ou vasectomia? Entre em contato!


Fontes: -University of Utah Health (https://healthcare.utah.edu/the-scope/shows.php?shows=0_r14awktv)

-Veja Saúde (https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/vasectomia-entenda-o-que-e-e-se-da-para-reverter-e-refazer-depois/)

383 visualizações