INFANTO PUBERAL

1/1

O ginecologista é o profissional acompanha a saúde feminina em todos os momentos, isso inclui a infância e adolescência. O atendimento ginecológico nesta faixa etária é principalmente de caráter preventivo, ou seja, uma tentativa de proteger a paciente de doenças futuras. O ginecologista que lida com crianças e adolescentes necessita, em primeiro lugar, entender as dificuldades do primeiro contato com a intimidade, tentando adquirir a confiança da paciente e fazendo com que a mesma se sinta segura durante e após a consulta.

Além disso, deve ter um conhecimento das características especiais referentes a esta faixa etária, com suas peculiaridades, para que consiga diferenciar o fisiológico do patológico. Também é fundamental atentar para a saúde global da paciente, pois muitas vezes será o médico que irá acompanhá-la também nos aspectos clínicos não ginecológicos. 

 

Mais do que tratar a saúde física, o ginecologista, também será o responsável por abordar questões sexuais. Afinal de contas a sexualidade não é um fenômeno que surge na adolescência, ela acompanha o indivíduo desde que ele nasce. Por essa e outras razões - como a conscientização sobre DSTs, diálogo sobre prevenção e contracepção,

respeito, etc. - o ginecologista desempenha um papel importante nessa facha etária no que diz respeito à educação sexual.