GINECOLOGIA GERAL

1/1

A ginecologia é a pratica da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas. Seu significado literal é "a ciência da mulher".

Mas por que é tão importante que as mulheres tenham um especialista para cuidar da sua saúde reprodutora? Apenas com uma consulta ao ginecologista, a realização de exames e uma avaliação completa que se poderá descobrir quaisquer alterações ou irregularidades da saúde do aparelho reprodutor, sexual e até mesmo da mama, também é o ginecologista quem buscar e indica a melhor forma de tratamento nessa situação. 

O papel do ginecologista geral, além de prevenir e diagnosticar doenças, é orientar a mulher em todas as faixas etárias a partir das mudanças pelas quais ela passa: a primeira menstruação, o período reprodutivo, a primeira relação sexual, as formas contraceptivas, o planejamento familiar, a menopausa, a senilidade. Dessa forma, oferecemos uma estrutura completa para a prevenção, diagnóstico e tratamento das diferentes afecções ginecológicas, das mais comuns às mais complexas, acompanhando a mulher em todos os momentos.

Diante disso podemos dizer que as consultas não devem ser unicamente com a intenção de avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas e TPM, mas para buscar orientações e esclarecer dúvidas que acontecem em cada fase da vida, bem como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras que venham a surgir.

A mulher deve consultar seu ginecologista pelo menos uma vez ao ano para fazer um checkup.